top of page

Eu não gostava de ler

Barbara Passeri

Me lembro de criança ser apresentada aos livros no momento que estava sendo alfabetizada.

Na minha escola eles tinham parceria com um projeto chamado Plic.

Me lembro que eles entravam na sala, colocavam uma manta no chão, espalhavam vários livros que podíamos pegar emprestado para ler em casa e depois devolver. A gente mesmo escolhia. Eu adorava.

Mas aí, ficando mais velha, pré adolescente, esse projeto já não fazia mais parte e tínhamos que ler o que a professora de português determinava.

E ela gostava de Monteiro Lobato. Eu não. Nunca gostei. Achava chato. E era “obrigada” a ler, pois tinha que responder perguntas que valiam nota na prova. Ah pronto… foi ali que me afastei da leitura. E só piorou no ensino médio, com títulos obrigatórios que nada tinham a ver com minha idade. O que fazíamos? Resumo da internet pra fazer a prova. Que triste né?! Isso era comum.

Em casa não tinham o hábito de leitura. Nem de levar a livrarias. Sou da geração criada em frente a TV.

Só na faculdade voltei a me aproximar dos livros, principalmente com a realização da monografia, pois escolhi um tema que eu estava bastante interessada em aprender e eu lia desde livros técnicos a romances.

E pq estou contando isso? Pq ainda hj nos lugares em que trabalho com crianças e jovens dando aula de artes, a maioria sem dúvida, diz não gostar de ler.

Eu tb achava que não gostava. Mas não é que eu não gostava de ler. Eu não gostava de ler o que me era imposto.

Por não ter tido liberdade pra escolher os livros e nem incentivo eu generalizei, eu não gosto.

E como fazemos isso na escola né?! Por exemplo, Eu não gosto de matemática! Será? Ou na verdade não gosta da aula de determinado professor ou algum conteúdo específico.

Logo generalizamos seja por imaturidade, insegurança ou falta de suporte.

E as vezes podemos carregar isso até a fase adulta e podemos estar perdendo momentos novos valiosos.

Que bom que eu mudei.

Espero que vc que está lendo aqui possa refletir sobre o quê generalizou não gostar, por uma experiência ruim e quem sabe mudar.


Esse é o livro que estou lendo atualmente e gostando. Desejo uma ótima terça-feira! 🫶


Comments


bottom of page